quinta-feira, 30 de abril de 2009

Festejando a Thargelia



O Thargelia em suma é um festival de dois dias, onde há purificação e sacrifícios dos primeiros frutos da estação. O primeiro dia, o seis de thargelion, celebra o aniversário de Ártemis, gêmea de Apolo e também promove a purificação da comunidade e dos indivíduos do miasma. O segundo dia celebra o aniversário d'Ele e a entrega dos primeiros frutos da estação. Porém, o festival tem uma particularidade. Ele começa antes mesmo do ínico, com a contrução daquilo que é denominado de pharmakós.


O pharmakos na antigiguidade constituia de um bode expiatória, um representante da comunidade ,preferencialmente sem quaisquer atributos físicos. Hoje, como é quase consenço de todos os reconstrucionistas serem particantes isolados pode-se optar pela construção de uma kolosso, uma espécie de boneca voodo utilizada na antiguidade para fins apotropáicos. O Pharmakos neste sentido pode ser construído com qualquer material inflamável: tecido, papel, papel machê, plástico, enfim.... dentro do pharmakos pode ser depoistado elementos pessoais que o represente como indivíduo, tais como unhas, cabelo, fluídos... O pharmakos deve ser levado consigo durante algum tempo a fim de que ele possa absorver todos os traços negativos. Ele é aparentemten bem tratado, porém não se deve estabelecer vínculos emocionais com ele. Os homens têm seu pharmakos com um colar figos pretos e as mulheres com figos brancos, porém também se pode usar bulbos de cebola. Outra alternativa é usar miçangas de bijuteria, caso não seja possível ter os figos ou cebolas no colar. Durante a semana ou dia o pharmakos é castigado com "chicoteadas" feitas com ramos de figo e bulbos de cebola. A procisão até o local de realização do festival caminha no mesmo ritmo, com a flagelação do pharmakos. Durante o primeiro dia ocorro a purificação do Pharmakos. Como nesse dia comemoramos também o aniversário de nascimento de Ártemis pode-se ofertar flores e bolos no altar dedicado à Ela e fazer libações de leite e mel, celebrando o mito de seu nascimento e epifania. A seguir ocorro a purificação do pharmakos propriamente dita. Pode-se acender algo como uma fogueira ou vela na qual o Pharmakos será queimado. Enquanto isso pode-se cantar um Hino ou poesia à Apolo e Ártemis, meditando na purificação daqueles miasmas que se depositou no pharmakos, assumindo assim um compromisso consigo e com o deus de evolução. Seguido isso, o ritual segue com a comemoração, onde pode-se dançar em honra ao nascimento da Deusa, ou relembrar, ou recontar o mito de seu nascimento na Ilha de Delos, conforme nos conta Hesíodo.

Durante o segundo dia ocorre a oferta dos grãos. É nesse dia que se comemora também o aniversário de Apolo. É também nesse dia que se faz o thargelos, a papa ou pão de cereais típica desse festival. O targelos pode ser feito com grãos de milho cozidos e outros vegetais também podem ser adicionados. Seguindo as guias gerais do dia anterior, pode-se cantar o Hino Órfico a Apolo, ofertar milho e outros cereais a Ele e a Deméter, bem como fazer libações de mel, óleos e azeite. Seguindo isso a comemoração segue com leituras de oráculos, meditação, exercícios físicos e/ou competições esportivas, quando possível.

As atividades sociais não são esquecidas. Pode-se em comemoração ao festival fazer doações de comida a instituições filantrópicas com fins semelhantes a alimentar sem tetos e afins. visitar orfanatos e participar de ativades envolvendo as crianças, contando-lhes histórias por exemplo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário