quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Danças Folclóricas Gregas

A dança é uma das principais formas de expressão dos Gregos, é uma atividade comum tanto para mulheres quanto para homens, os gregos dançam por alegria, por tristeza, dor, amor, paixão, prazer, enfim, na Grécia há sempre um bom motivo para dançar! Temos aqui alguns exemplos de danças  gregas, somente alguns pois seria impossível relacionar todas elas: Hassápiko, Hassaposérviko,  Syrto Kalamatianô, Tsámiko, Sirtaki, Zeibekiko, Ballo e Tsifteteli.

BALLO


Ballo é proveniente da região do mar Egeu e dançada por todos, pois é muito simples, suas melodias são  alegres e assim como o Kalamatianô são sempre dançadas em festas de noivados. Pode ser dançada  em casais ou em roda e permite improvisações.



HASSÁPIKO


Hassápiko (hassápis = “açougueiro”, em turco), é uma dança relativamente moderna e muito popular na Grécia. Suas músicas tem uma melodia romântica, e é dançada em todo o país, principalmente em tavernas.
As pessoas ficam lado a lado e mantém as mãos sobre os ombros umas das outras, o passo básico é uma seqüência alternada de movimento das pernas, havendo entre os passos básicos variações diversas.

Syrtaki (Zorba) Começa com um Hassápiko bem lento, os passos então vão ficando cada vez mais rápidos e a dança acaba transformando-se em Hassaposérviko. Todos em roda, com as mãos nos ombros uns dos
outros, alternam chutes para esquerda e para a direita. Essa dança tornou-se mundialmente conhecida,
pois a música "Zorba" escrita por Mikis Theodorakis, foi tema do filme "Zorba o Grego".

KALAMATIANO


Kalamatiano é uma dança muito popular na Grécia, é a mais conhecida entre as variações do Syrto, e é  sempre dançada em festas de noivados e casamentos, são rodas abertas, onde as pessoas dão as  mãos e andam no sentido anti-horário com o ritmo forte, o primeiro da fila faz algumas "figuras", como:  dar voltas, fazer túnel e até saltos.





TSAMIKO


Tsâmiko é a dança dos antigos guerreiros, onde eles demostravam sua energia e performance através de saltos. Normalmente os homens é que dançam e a roupa típica associada a essa dança é o Tsoliá  (a roupa do soldado grego).






ZEIBEKIKO

Zeibekiko é uma dança muito comum, não só na Grécia, mas em todos os países com grande concentração de gregos. O Zeibekiko é uma dança individual e antigamente somente os homens a dançavam. Quando alguém se levanta para dançar um Zeibekiko, normalmente as pessoas fazem uma roda em sua volta e ficam  de joelhos batendo palmas, o importante é, ninguém entrar na dança de ninguém, apenas se for convidado.
É realmente uma dança individual e não tem passos certos, dependem da criatividade e da mobilidade  do dançarino, muitos utilizam em suas performances copos, cadeiras, mesas, chegam até a carregá-las com os dentes.


TSIFTETELI


A dança é na verdade proveniente da Turquia e sofreu diversas variações até se transformar no Tsifteteli.  Pode ser dançado sozinho ou em casais, os movimentos dos membros superiores lembram muito a dança  do ventre, porém os membros inferiores tem movimentos mais marcados no tempo e são bem mais simples  do que na dança turca, é comum na Grécia as mulheres subirem em cima das mesas para dançar o Tsifteteli. Atualmente muitas pessoas a confundem com a dança do ventre






Mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário