sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sobre o Sacrifício em Atenas


A Acrópoles de Atenas era cheia de monunentos cultuados. Os templos eram localizados em volta de um pátio aberto, e nesse pátio eram realizados os sacrifícios. Era preciso ter um espaço aberto, onde o público pudesse se reunir para assistir e participar dos sacrifícios. Nos dias de festival ou em quaisquer dias, as pessoas podiam ir ao templo e pedir aos deuses que Eles lhes concedessem seu favor sobre aquilo que Lhes era pedido. era comum que em um mesmo templo houvessem altar para duas ou mais divindades, tendo cada um o seu altar e o seu temenos.
Normalmente, apenas animais eram sacrificados aos deuses, mas haviam situações diferenciais, em que outros tipos de sacrifício eram efetuados, inclusive os sacrifícios humanos
A constatação de que os sacrifícios eram efetuados no also do templo é uma dedução, fruto do fato de que era necessário um lugar aberto, com espaço para os espectadores e participantes do rito, bem como um local em que o sangue pudesse escorrer através do altar. Porém, não foram encontradas durantes as escavações arqueológicas, quaisquer vestígios de altares.
Durante séculos os historiadores pensaram que o friso interno do PArtenon representava a procissão da Grande Panatenéia, mas uma nova teoria sugere que ele possa representar o sacrifício de três jovens virgens em oferenda aos deuses para salvar Atenas de ataques guerreiros.
O sacrificio humano na Grécia Antiga fazia parte do momento histórico. Parece ter acontecido apenas em momento de extrema necessidade, quando havia catástrofes, fome ou guerras, e os gregos precisavam da ajuda dos deuses para resolver a situação. Os sacrifícios humanos foram eliminados durante a Idade do Ouro, mesmo que ainda hoje sejam admitidas controvérsias nas duas teorias aceca do significado so friso interno do Partenon.

Um comentário:

  1. Uma dúvida: Qual obra você consultou para afirmar que havia sacrifícios humanos aos deuses gregos, mais em tempos de extrema necessidade? Por favor, cite alguma biografia para consulta, pois desejo tirar algumas dúvidas

    ResponderExcluir