domingo, 11 de julho de 2010

Notas Rápidas

- Criatividade: Tenho visto com certa preocupação uma bipolaridade entre os adeptos do Hellenismos, particularmente na sua versão reconstruída. De um lado temos os pseudo-ortodoxos, labutando por fazer tudo conforme indicado e sugerido nas suas leituras ou nas recomendações dos membros mais experientes da comunidade; e do lado extremo oposto os pseudo-libertários, igualmente labutando, porém por fazer tudo da forma como acreditam ser a certa, em nome de suposta mensagens de guias ou seja lá o que seja. Acredito que ambos os casos sejam vítimas da falta de criatividade, emais ainda de bom senso. É bom que fique nítido que por mais que busquemos uma coerência com as prátivas cultuais gregas antigas, vivemos em um momento histórico diferente, marcado por exigências distintas daquelas da Antiguidade. Sendo assim, é possível fazer escolhas por um caminho do meio, conciliando suas idéias sobre como as coisas aconteciam (como sempre, baseando-se em fontes confiáveis), porém fazendo um link com aquilo que pra você é significativo no contexto em que você vive. Eu diria que o fator que mais contribuiu para que a antiga Hélada fosse tudo aquilo que acreditamos e significou para o mundo foi sua receptividade, essa Xenia que permitiu ao povo grego receber e estar disposto a aprender com o diferente, pelo diferente e na adversidade; ou seja, é o confronto com pontos de vista diferente que nos faz crescer. Os cultos antigos não foram os mesmos o tempo todo. Eles foram adaptando-se e crescendo de acordo com as demandas da sociedade daquela época. Não acredito que o ideal seria pararmos no tempo. Uma reconstrução religiosa como o Hellenismos está pautada na continuidade das práticas religiosas, não na sua estagnação ou o puro resgate estático para um novo contexto sócio-histórico. Porém não basta chamarmos por nomes de antigos deuses e fazermos aquilo que bem entendermos sem que exista entre esses dois lados uma relação mínima e necessária de coerência com aquilo que se sabe deles.

- Preconceito. Preconceito religioso não é só quando alguém da (suposta) maioria te exclui ou te ridiculariza ou coloca em descrença porque você pertence a uma minoria religiosa. Preconceito é quando você que é de uma suposta minoria religiosa desrespeita outra pessoa, seja qual for a orientação religiosa dela. Toda expressão religiosa está pautada em princípios éticos, e mesmo não podendo responder pelas demais,  acredito que haja uma máxima semelhante de que toda escolha deve ser respeitada, assim como todo indivíduo.

Religião e Religiosidade - Não confundam as coisas. Religião é um fator social; ninguém constrói religião sozinho. O que caracteriza uma certa religião é a junção de uma comunidade em torno do culto de algo a que se determina sagrado. Quando você diz que "na minha religião NÓS fazemos assim...." está se referindo a uma postura adotada por seu grupo, então muito cuidado! Já religiosidade se refere a forma como cada indivíduo se relaciona com a religião. Aí sim você tem abertuda pra mostrar seus pontos de vista, como já fiz aqui e em outros momentos. " Na minha religião geralmente se faz assim, PORÉM eu faço assim.. X faz dessa forma e Y ainda diz que fez dessa forma..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário