segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ανθεστήρια 2013

Lembro que em algum lugar entre páginas e relógios Demócrito disse que "uma vida sem festivais é como uma longa estrada sem qualquer paragem". Alongando essa estrada, para mim os festivais têm sido como trilha sonora para os fatos da minha vida; eles se mesclam e costuram-se aos fatos reles do cotidiano e mais que um ritual, uma suspensão, são os momentos de encontro e desencontro entre o que me fala o divino, e o que dele escapa sem que eu perceba. Pensando nas formas com as quais nos comunicamos na vida moderna (e-mail, chat, celular), entre tantas formas que temos de conversar e estar com os deuses, os festivais são os momentos de bate-papo, conversa olho no olho, os momentos de epifania. Ainda assim, par a um espírito tão taurino e as vezes demasiado preso as durezas da terra, deixar de lado as pata-raízes e permitir-se guiar apenas pelos chifres é um desafio. Assim, como quem busca firmeza caminhando por um pântano, poucas vezes me senti tão preenchido por um festival como fui pelas Anthesterias esse ano.

Em geral se diz que Anthesteria é o festival das flores, a abertura dos potes com o vinho recém fermentado e sua celebração como dádiva de Dioniso. É também, na região da Ática, quando Ele chega à superfície após sua estada no Hades, trazendo consigo também alguns dos espíritos que por lá habitam. Ainda assim, a Anthesteria, talvez pela sua antiguidade, é um festival bem mais complexo, com várias narrativas que se sobrepõem: Orestes, Icário, Erígone - além das narrativas dionisíacas próprias do período. Essa sobreposição, acredito, é bem característica desse momento onde os limites entre vivos e mortos, superfície e submundo não estão claramente definidos.

As imagens a seguir recompõem um pouco dos acontecidos nestes três dias de festa; um relicário das coisas que vivi e aprendi, traduzidas em cores, sons, ritmos, sonhos, gostos. E que venham as flores! 


Preparação


Montagem do altar, abertura do vinho


Primeiras ofertas e degustação


altares e santuários protegidos durante o dia de khoés





preparando as guirlandas em memória de Dioniso e Orestes


oficializando os ritos do dia de khoés


panspermia

oferta aos sátiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário