segunda-feira, 13 de abril de 2009

A vida Indestrutível ou uma imagem do feminino dionisíaco




Dioniso é bem conhecido na epopéia homérica, mesmo não desempenhando um papel ativo nas duas narrativas. Já em meados do II milênio AEC os gregos adoravam Dioniso em Creta. E em Delfos, seu culto é tão antigo que já na Antiguidade se pôde dizer que Ele já era presente lá antes mesmo de Apolo.


O deus da vinha, Dioniso, representa mais que o ébrio, o entorpecimento puro e simples. Ele é a síntese e a profundidade do puro prodígio, da exuberância transbordante de todo o viço, o poder mágico da videira que torna prodigiosa a própria alma humana, unindo-a com o infinito.


O aspecto dioinsíaco da vida é impassível de compreensão se adentrar-se nele sem a consciência de dois aspcetos que lhe são fundamentalmente inerentes: os mistérios da morte que enlaça a vida, e o desconhecido feminino. São estes elementos inseparáveis do Deus.


As mulheres dionisíacas não são quaisquer mulhere. A mulher a quem Dioniso se revela não é a mulher amante que se entrega, nem aquela que pare os filhos; é a mulher que pare e nutre, fascinada pelo milagre da vida universal., não existindo qualquer barreira entre o humano e o bestial. Quando o espírito de Dioniso as arrebata, a natureza se lhes entrega como uma amante.


O mistério da inefável magia de Dioniso vem a ser a infinita profundeza da vida que enlaça-se à morte num jogo em que uma não existe sem a outra. Doiniso é o deus da aparição, do aspecto fantasmagórico e alucinante (como bem atestam as Anthestérias, o festival das Flores dedicado a Ele, enquanto deus ctônico); Ele é quem põe em cena, com seus destinos, paixões e quedas os grandes mortos cantados nas epopéias.


A vida dionisíaca só se faz por meio da morte. A semente sempre morrerá antes de germinar, é isso que o deus ensina e "faz". Assim como Ele mesmo é caçador caçado(Zagreus), abatido, edstroçado e ressucitado, as mulheres que o rodeiam a dançar não são, para as crianças e crias de animais, só matarnais: são também cruéis e sangiunárias, quando as arrebata tenebrosa loucura. Mais um imagem da antítese e pluridade que envolve e cria o mundo do dionisíaco.


Dioniso é o deus cuja aparição borra todos os limites da existência ordenada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário