quinta-feira, 4 de junho de 2009

Skirophoria

O mês de Skirophorium é o mês das colheitas, compreende um período das estações o qual os gregos costumavam nomear “oporá” o qual corresponde um período quente, permeado muitas vezes por pestes e mortes súbitas, no clima poeirento do país, mas é também o mês da colheita dos grãos. O festival que dá nome ao mês, o Skirophoria ( ou Skira, como também é nomeado) ocorre durante o período da triagem das safras, quando os grãos são cortados e debulhados. É um rito de reconciliação entre os aspectos pastoris e urbanos, visto que ambos dependem um do outro, mas acima de tudo, é um festival no qual se pede por proteção, pelo favor dos deuses, frente às secas, queimadas e pestes trazidas pelo calor insuportável. A skirophoria também relembra a reconciliação e a volta aos laços de fraternidade entre as pólis de Atenas e Eleusis.
Como na grande maioria dos festivais religiosos gregos, o Skirophoria é dominado pelas mulheres. Na Antiguidade, o festival era celebrado no monte Skiron, onde, de acordo com as tradições locais, ocorreu a primeira semeadura, ensinada a Deméter aos homens. De forma bastante resumida podemos dizer que o festival consistia de uma procissão onde um dossel era carregado, esse era uma espécie de escudo apotropáico, feito em madeira e com o seu interior forrado, na frente havia representações relacionadas ao tema do festival O dossel era usado como símbolo de proteção, a fim de que os deuses não permitissem que praga alguma se aproximasse do vilarejo. Esse dossel é chamado de Skiron, e provavelmente o nome do festival advenha dele. Após isso, as mulheres retiravam-se, abstendo-se de quaisquer intercurso que não os necessários para celebração dos ritos. Eram realizadas ofertas de pequenos leitões no altares de Deméter localizadas nas cavernas. Esses altares eram denominados mégara, e eram essas ofertas sacrificais que seriam utilizadas pelas mulheres nas Themophorias, nos seus rituais de fertilidade. Aos homens sobravam os jogos agonísticos, no qual eles competiam por uma pentaploa. O agon consistia de uma corrida com ramos de videira que se estendia do templo de Dioniso até o templo de Atena Skiras,
Para aqueles que querem celebrar ou comemorar o festival, aqui segue minha sugestão de modificação:

1- Como sempre, a primeira fase do ritual é a purificação. Tome banho, e logo em seguida prepare o altar o lugar onde o ritual festival será celebrado. Deixe tudo previamente pronto, desde as roupas até as ofertas e libações. O altar pode ser enfeitado com grãos, principalmente milho, que está em safra, além de velas verdes e azuis, e imagens de Atena, Deméter, além de Hélio, Posídon e Koré.

2- A seguir, pode-se propor uma pompê, ou seja, uma procissão. Não precisa ser um absurdo, nem em percurso, nem em elaboração. Pode-se circumbular o espaço do altar, ou , se possível , fazer uma caminhada pela terra, pela plantação.

3- Após a caminhada, podemos começar a celebração.


4- Acenda as velas, ou a chama do altar. Relaxe, medite um pouco sobre a ocasião e significado do festival. Prepare suas ofertas e líquidos.

5- Pode-se libar vinho, leite, mel e principalmente óleo de oliva, ou azeite. As ofertas podem assumir-se como simulacros. Evidentemente que hoje é praticamente impossível para a maioria dos politeístas helênicos ( e também conflitante com os valores ambientais que defendemos, e que já na antiguidade muitos apoiaram) sacrificarem leitões e porcos, mesmo que se reconheça sem muito ou nenhum esforço o valor e distinção que o gesto levanta. Pode-se ofertas queijos, bolos, pães, ou até mesmo biscoitos, em forma de porcos, além evidentemente de grãos, ou produtos destes.

6- A primeira prece deve ser orientada a Héstia, em seguida pode-se cantar os hinos à Atena e a Deméter (além de Hélio, como senhor dos juramentos, aquele que tudo vê; e Posídon, senhor dos mares e protetor dos navegantes, o fertilzador da terra;) sendo estes os da himnódia tradicional, ou composições próprias.

7- Enquanto se faz isso, pode-se ir vertendo os líquidos em direção ao solo, ou sobre um recipiente com esta finalidade disposto sobre o altar. A mesma coisa pode ser feita com os ofertas, enquanto se faz os pedidos para proteção frente aos perigos e desatinos das “roças contemporâneas”, cheias de serpentes e falsos carneiros.

8- As competições e atividades físicas sempre são estimuladas, já que um corpo são motiva uma mente igualmente sã. Corpo e alma devem ser cuidados e zelo idênticos, já que são interdependentes.

9- Seguida as práticas sugeridas, pode-se partilhar da comida e das ofertas, bem como prestar outros serviços, como a mantika, interpretação de mitos enfim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário