sábado, 26 de setembro de 2009

A Oskophoria e o ciclo agrícola de Pyanepsion



A Oskophoria é um dos maiores festivais do mês de Pyanpesion, e faz parte de um corpo maior de festivais que o antecede e sucede, que mesmo sendo independentes entre si, fazem parte de um corpo maior e significativo no seu conjunto. Pyanpesion é o mês do Outono na Grécia, e aqui da Primavera. É o momento da colheita dos frutos, a preparação do solo para a nova semeadura e da feitura do vinho. A Proerosia é o primeiro dos grandes festivais nesse ciclo de Pyanepsion. É comemorado no sexto dia do mês, o dia de Ártemis. Durante a Proerosia é pedida a bênção de Deméter para a preparação do solo a fim de iniciar a semeadura do Outono. No dia seguinte acontece a celebração da Pyanpesia, em honra de Fepo Apolo e Hélio, mas também às Horai. É o dia da procissão das Eiresinome, um ramo de louro envolto por lã que é carregado pelas crianças e é típico dos festivais de Apolo. Há uma espécie de brincadeira feita pelas crianças na qual pode ser retirada um notável sentido de distribuição de bens e prosperidade para as famílias. As crianças saem durante a pompê de casa em casa oferecendo a Eiresinome abençoada em troca de um presente, enquanto dizem: “'A Eiresione traz ricos bolos e figos e mel em um jarro, e óleo de oliveira para santificar você, e copos de vinho maduro que você pode beber e adormecer” (tradução da Álex). Ao chegar no Santuário de Apolo, a Eiresinome é amarrada à entrada e é lá que as ofertas, libações e sacrifícios são feitos. No mesmo dia da Pyanepsia acontece a Oskophoria, em honra de Dioniso.A Oskophoria é a procissão dos Oskophoroi travestidos. O travestismo é um típico elemento do culto dionisíaco masculino, marcando a androginia do deus.As guirlandas que usualmente são colocadas sobre a cabeça em todos os festivais nesse momento é colocada sobre os bastões ou tirsos, em memória do luto de Teseu pela morte do pai, após o regresso da luta contra o Minotauro em Creta, já que Teseu também é honrado nesse festival junto com Athena. A procissão tem início no Templo de Dioniso e sai pelas ruas de Atenas e sai liderada pelos oskophoroi até o templo de Athena Skira. Uma questão interessante é o envolvimento de Athena nesse festival, algo aparentemente tão diferente de sua natureza. A Oskophoria é o festival da vindima e do fazer do vinho, e Ela, como deusa da cidade, tem interesse no vinho por ele ser um fator importante na economia ateniense, junto com o azeite, como mostra a canção das crianças. A procissão segue com hinos de lamento e júbilo. Além da procissão dos Oskophoroi (portadores dos ramos de videira) e das Deipnophoroi (as portadoras do jantar) o festival é marcado pela preparação do vinho. É provável que houvessem apresentações de Epilinios, uma dança feita sobre os tonéis de uva,pisando-as, típico desse momento dos festivais dionisíacos. Além disso haviam libações e ofertas, como há em todos os festivais. E fechando este ciclo comum de festivais temos a Theseia, no oitavo dia do mês, honrando Teseu. Aqui são feitas celebrações incluindo sacrifícios, ofertas e jogos atléticos, algo bem semelhante à Ikteria, em honra de Apolo e Teseu.

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