sábado, 5 de setembro de 2009

Sugestões para Celebração dos Mistérios Maiores

Como é de bom tom lembrar, os mistérios eram celebrações que apesar de aceitarem qualquer pessoa que falasse a língua grega e que fosse puro  (não tivesse matado ninguém , ou sujado as mãos de sangue) era m mistérios, e como tal, seu conteúdo é velado. De qualquer forma, é um bom momento para celebrar as Duas Deusas, como eram comumente chamadas Deméter e Perséphone nas celebrações.
Então aqui faço algumas sugestões que podem ser incoporadas nesses dez dias de mistérios ou feitos de uma única a vez, a mercê de sua disponibilidade de tempo.
1- Purificação:
Durante os mistérios exigia-se do iniciado um corpo puro de máculas. Sendo assim ele não deveria ter cometido qualquer crime contra a vida, principalmente o homicídio. O principal ritual de purificação era o banho do mar, um dos mais importante e frequentes na religião grega. Além disso, a abstinência sexual durante um certo tempo antes do inicio e durante o ritual era aconselhada. Outras medidas como jejuns e outras formas de "purificação" são modificações tardias, do período em que os Mistérios foram levados à Roma e consequentemente se degeneraram.
2 - Latreia
O serviço religiodo pode seguir o roteiro comum. Indico aqui uma oferta como simulacro, isso pode ser um pão em formato de porco, ou bolos com romãs. As romãs também podem ser parcamente ofertadas, à Deméter e Perséphone. No tocante às libações,  é bom que se mencione fazer com vinho apenas à Dioniso que nos festivais é louvado como Íaco, o líder da procissão,o gritador, e à Asklépio, que tem seu próprio momento dentro do festival, as Asklepéia, o festival que o honra como deus da Cura e filho de Apollo e Côronis. Ademais isso você pode deixar uma vela de sete dias  na cor verde acesa durante esse perído, ou então acender uma vela a cada dia, fazendo preces e cantando Hinos. Também pode estudar os mitos e reencená-los ou reconta-los, sej apor meio da literatura, música, artes visuais....
3- Divinação.
Um tipo de divinação bastante comum no roteiro dos Mistérios era aquela que se fazia com  uso do fogo. Talvez num próximo post eu escreva sobr esse mecanismo de contato com os deuses.
4- Symposium
Como todo festival, o simposium é um dos maiores atos do festival. É quando todos se reunem para o banquete com os deuses. Você pode fazer um almoço especial com cereais e sem carne suína para sua família, evidentemente mencionando o motivo. Acredito que aqui não seja necéssárias muitas explicações para as pessoas que vão compartilhar desse momento com você; pode-se dizer apenas que é um almoço em homenagem à sua Padroeira, por exemplo.
5- Agon
Apesar dessa ser uma parte que não tem muita referência histórica dentro dos mistérios, era comum a todo festival. Pode-se fazer competições de música, artísticas e esportivas, a seu critério.
Espero que as sugestõs tenham sido válidas.
Holade Mystai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário