sábado, 29 de agosto de 2009

O que é um festival ?

Vamos inversamente pular a definição e recolocá-la mais a frente. Comecemos pelos exemplos.
No nosso calendário existem diversos festivais. E além deles há celebrações e dias especiais. Os festivais são datas mais importantes do calendário cívico e religioso no politeísmo helênico. Geralmente se referem à fatos importantes para a pólis. Em geral, os festivais eram restritos às pólis. Cada cidade-estado tinha festivais próprios que aconteciam de modo semelhante em outras cidades, mas foi a partir do século V A.E.C. que eles começaram a atingir um espaço maior, com a tentativa de realizar festivais comuns a todos os povos de língua grega,  como a Anthesteiria, a Panathenéia e os Jogos Olímpicos. Na Antiguidade eram momentos em que toda a comunidade se reunia a fim de festejar os deuses e as ocasiões a que se referiam os festivais. Hoje, talvez seja difícil compreender o sentido dos festivais, principalmente por ser sempre necessário adbicar de grande parte das atividas ou de necessitar modificá-las devido à ausência de um grupo de culto.
Em suma é mais fácil entendermos a função cultual do festival do que necessariamente a função social. E é justamente esse foco que pretendo explorar, e para isso, vamos abrir mão dos exemplos mais comuns e mais próximos da compreensão que são os festivais cristãos, evidentemente, acentuando as diferenças quando se fizer necessário.
A primeira questão a se fazer é:  o que fazer nos festivais ? O principal de um festival é o seu significado. Dentro da prática religiosa tudo é símbolo para um simbolismo. Os ritos são manifestações disso. São ações pelas quais efetivamos nossa crença em determinada causa.
Tudo aquilo que se planeja dentro de um festival faz parte de um conjunto maior de ações a que podemos chamar de Eusebia e Charis. Eusebia significa piedade, é a observância às regras e atitudes referentes ao ritual e ao símbolismo. A charis pode ser traduzida como reciprocidade... é dela que vem o termo caridade, eucaristia, em português, e "eucharisto", obrigado em grego. Portanto, diz respeito à como nós nos portamos diante daquilo que pra nós é sagrado, não só o ritual, mas a intensão e a forma como é feita cada ação.
O ritual em si envolve  uma porção de atividades que não apenas as religiosas.
A idéia da Kharis é envolver a comunidade nas atividades que se relacionam à festividade em questão. No momento atual, não se refere unicamente à converter as pessoas ou convida-las a participar, mas sim, por meio de atividade coletivas não necessariamente religiosas, mas sim que tenham um simbolismo e que esse simbolismo seja coerente com as propostas e idéias celebradas pelo festival. Assim, podemos fazer um festival que além dos rituais particulares desenvolvidos por todos aquiles que comunguem da mesma idéia religiosa, também tenham atividades artísticas, sociais, esportivas e culturais. Aqui podemos envolver pintura, visitas, estudos,leituras, apresentações teatrais, musicais, divinatórias e de desenvolvimento pessoal.
Tomemos um exemplo cristão para fazermos uma paralelo com um exemplo helênico.
O que há na Páscoa dos cristãos ? A celebração do renascimento símbólico, da comungação de Cristo como renovação, e o mito expresso para isso é a saída dos judeus do Egito e sua passagem para a nova terra. Além dos rituais religiosos, como a abstinência de carne, as missas e toda a indumentária ritual de que se faz uso, há também as celebrações não religiosas, mas que também são partes do ritual Nas escolas as crianças fazem brincadeiras celebrando os símbolos, há troca de presentes, ceias e tudo o mais. A idéia dos festival é exatamente essa. Envolver toda a comunidade em torno de um simbolismo comum. agora falemos do exemplo grego, o Noumenia.
O Noumenia é  o primeiro dia da lua nova, o primeiro dia do mês no calendário. É costume limpar o altar e se fazer ofertas. Como o altar está sendo limpo, o habitual é fazer-se ofertas no altar do jardim. O que podemos fazer ? Bem.. uma faxina, por que não? Em minha casa Noumenia é sinônimo de faxina, renovação dos ares; limpeza da casa e do espírito, e essa é uma atividade em que todos os membros da família se envolvem, cada um contribuindo com o que há de melhor mediante o que sabe fazer. E tudo é finalizado com um almoço, que é um verdadeiro symposium.
Espero que o tema aqui trabalhado tenha sido útil de alguma forma.
Sem mais para o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário