quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Rituais de fim de ano


Acredito que a maioria daqueles que conhece o calendário helênico bem o sabem que o ano novo noso não é o mesmo ano novo do calendário cívil normal. Porém, uma questão interessante nessa época do ano é que ela é neutra de influências religiosas e oferece uma egrégora muito boa, sendo assim, não vejo motivos para não incorporarmos a data dentro do nosso conjunto de práticas.

Pessoalmente faço algumas coisas específicas nesse último dia do ano e primeiro dia do próximo ano. Algumas são adaptações de antigos rituais de datas diversas, e consequentemente com simbologias diversas também; e também algumas outras que são criações pessoais, que dizem respeito à minha forma de ver e entender o culto. A seguir algumas sugestões baseado nisso:
  • Limpar a Frente da Casa - a frente da casa é o portal por onde as energias e os deuses entram em nosso lar. Eu vejo essa parte da casa como algo muito importante, um verdadeiro portal. Um hábito comum meu é consagrar essa parte da casa à Zeus Kthesios, o Zeus Doméstico. Eu lavo a frente da casa e as escadarias com água e sal, purificando-a e dizendo "Possas Tu, Zeus portador da égide, Kthesios, purificar e limpar minha casa, trazendo alegria, saúde e graça para toda a minha família não deixando que nenhum mal possa adentrar aqui". 
  • Purificação pessoal - Há vário métodos para isso, o que eu uso com mais frequência é o banho de mar, já descrito na antiguidade e usado em muitos festivais, entre eles os festivais dos Mistérios de Elêusis, como forma de purificação dos Mystai.
  • Limpeza da casa - isso já é um hábito comum, mas nesta data eu reforço a limpeza com uma espécie de limpeza astral. Eu geralmente acendo uma vela e incenso antes de começar, recitando o Hino Homérico para Héstia e em seguida uma prece para Zeus Kathatsios, o purificador. Em seguida eu acendo uma chama e queimo folhas de louro e outras ervas como alecrim, sálvia e canela. Então saio fumigando a casa repetindo "Hékas, Hékas Este Bebeloim". Então eu limpo o altar e a seguir começo a limpeza da casa lançando cevada e aveia pela casa. Após isso eu lavo a casa em si com água e sal, fazendo uma mistura entre aquilo que foi lançado e a água purificadora. Enquanto vou lavando eu siqgo cantando músicas que me lembrem os deuses ou vou fazendo-lhes preces de acordo com o cômodo que está sendo limpo.
  • Purificação e limpeza do altar  - Acredito que nesse dia o altar merece uma precopação especial, então eu limpo, troco a toalha,  coloca ofertas, velas novas e incensos. Então eu fumigo o espaço com folhas de louro em chamas e em seguida coloco a imagem em seu lugar de origem.
  • Geralmente encerro esse tipo de celebração com um minibanquete, com comidas que são repartidas entre a família e os deuses. Deixo uma pequena porção no altar seja ele fixo ou temporário e o restante é dividido entre amigos e parentes. 
Essas são apenas algumas sugestões do conjunto de coisas que fazem parte dos meus hábitos comuns. Acredito que cada um tenha os seus próprios rituais, e quando feitos respeitando os preceitos básicos de etiqueta e com toda a honestidade para  com os deuses, não há erro, e Eles ficarão agraedecidos de suas ofertas.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário