domingo, 7 de novembro de 2010

#1 - 30 Dias de Hellenismos - Hellenismos: Por que não ?


Não é muito difícil encontrar alguém por aí que logo após perguntar de sua orientação religiosa te pergunta "o que é isso"  e logo em seguida "por quê você escolheu isso" ? Acredito que a orientação religiosa de uma pessoa não é só uma orientação, e da mesma forma não é só uma escolha. Mas pode ser os dois: além de uma orientação uma escolha, e é isso que defendo pra minha vida, pro meu caso. 

'Por que você escolheu isso', essa  é uma pergunta fundamental e que precisa ser discutida. Honestamente suspeito de qualquer resposta que, considerando as circuntâncias gerais em que vivemos, hoje responda que é politeísta helênica desde criança, ou que desde sempre seguiu esse caminho vendo coisas extraordinárias e por aí vai... como se a orientação religiosa fosse uma coisa sempre consciente e como se por não ser cristão você fosse dotado de poderes mais que outros não têm. Na verdade, todos sabemos, as coisas em qualquer lugar não são assim. Acreditamos em coisas diferentes, muitas vezes, mas ainda somos pessoas com as mesmas condições.

Cada instituição religiosa elabora para si uma visão de mundo de acordo com os ideais que esta defende; não há uma forma certa para ver o mundo, mas cada um se reconhece numa ou outra forma de exergar o mundo,e a visão de mundo que mais me é familiar é esta que encontro no politeísmo helênico.  Se alguém me pergunta porque eu escolhi o politeísmo helênico respondo que eu assumi o politeísmo como orientação e escolhi vivênciá-lo, mas a pergunta persiste: 'mas por quê?'

- Mas por quê não, digo eu.

Parece que o mundo atual tem medo da ordem, mas busca por ela, aliás, pela segurança que ela proporciona, sem o entanto abrir mão da falsa liberdade a que temos direito.  O mundo moderno abriu mão de qualquer religião institucionalizada em favor de pequenos gestos que visam apenas pedir quando necessário, sem que houvesse qualquer necessidade ou responsabilidade por devolver algo em troca. A religião perdeu espaço para a espiritualidade, e valores fundamentais que se controem em sociedade vão-se fragmentando nos desejos pessoais de cada um; não há mais a troca, compartilhamento, apenas a barganha. coisas que anteriormente se resolvima pela vivência, pela aprendizafgem coletiva do homem com os deuses foram trocadas por fórmulas nas quais qualquer um pede pra qualquer um. Não que o homem seja incapaz de resolver seus probelas sozinhos, pelo contrário, sempre podemos inverter o jogo da história, mas a que preço? Seriam os meus desejos particulares mais importantes que uma comunidade? Que valores norteiam as minhas escolhas pessoais e as escolhas do grupo?

É  no Hellenismos que encontro fundamento para muitas das minhas crenças pessoais sobre a vida e sobre a função de uma religião:

1 - O valor do homem e sua relação com o divino
2 - Incentivo ao desenvolvimento pessoal físico, moral e ético; 
3 - Vivência em comunidade. 
4 - Ideais de nobreza e respeito pela diferença, bem como o acolhimento desta.
5 - Crença numa beleza que se faz pelo sensível ultrapassando o visível.

Enfim... são muitos os motivos... tantos que não vejo necessidade de mencionar todos aqui, até por que, como leito, acho que nosso objetivo é procurarmos as nossas respostas, tendo por base as experiências pessoais e as experiências de pessoas que compartilham de ieéias semelhantes e opostas às suas, mas não conhecer as respostas dos outros como se elas devessem ser as suas. Mas e você que me lê,  por que está aqui ?

Um comentário:

  1. Porque o fascínio pelos gregos, que existe desde criança (pow, é verdade! rs), tem aumentado ultimamente. E minhas escolhas tem me direcionado para tudo relacionado a eles, principalmente os deuses, mas também pelas vestimentas (quero um vestido grego para a formatura!), pelo jeito de ver a vida.

    Porque eu tenho me direcionado para esse caminho, na maioria das vezes incoscientemente, talvez por me identificar com ele sem ainda saber bem porquê...

    ResponderExcluir