segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Meme - 30 Dias de Helenismo

Copiando a idéia da Filhote de Lua publicado no Depois da Dança e já inspirado  na proposta do ofThespiae proponho aqui um meme, a que a Filhote chama de '30 Dias de Helenismos' , ou 30-Day Paganism, que consiste na abordagem de diversos temas do universo religioso que nos cabe, ou seja, no nosso, 30 postagens sobre o Politeísmo Helênico.  Como já disse a Filhote, são 30 postagens, não necessariamente 30 dias, mas me esforçarei para postar ao menos a cada dois dias.

Eis meu esquema para as trinta postagens:

1° Postagem: Hellenismos, por que não ?
2° Postagem: Porque tudo tem história
3° Postagem: Nem só de mito vive um homem
4° Postagem: Da importância de um contexto
5° Postagem: Pensar e fazer: o lugar da ortopraxia
6° Postagem: Ritualistica: entre o ideal e o possível
7° Postagem: Problemas antigos, soluções modernas
8° Postagem: O lugar do homem
9° Postagem:  Encarando a morte - parte I - O mito como resposta
10° Postagem: Encarando a morte - parte 2 - Moîra
11° Postagem: Encarando a morte - parte 3 - A (possibilidade) da alma
12° Postagem: A necessidade de um herói
13° Postagem: Da Política sem Aristóteles
14° Postagem: Hýbris
15° Postagem: Novas e Velhas Idéias sobre Miasma
16° Postagem: As Musas, ou o Lugar da Inspiração na Religião Étnica
17° Postagem: De como roubar a sorte, ou uma conversa sobre Hermes
18° Postagem: Os deuses e a Moralidade
19° Postagem: Algumas considerações sobre religião e estética
20° Postagem: Fé?
21° Postagem: Daemons
22°Postagem: Agathos Daemon
23° Postagem: Mântica: um estudo da possibilidade
24° Postagem: Velhos Tempos, Novos Oráculos
25° Postagem: Solón e Delfos: uma proposta ética
26° Postagem:  Religiosidade e Criatividade
27° Postagem: O lugar da comunidade
28° Postagem: Filia, o lugar da amizade na Religiosidade Helênica
29° Postagem: Kháris
30° Postagem: O que se há por dizer, o que ha por fazer

Como o destino é incerto, é provável que no decorrer do processo alguma temática seja alterada pela emergência ou necessidade de se falar no tema. Mas desde já agradeço a todos e os incentivo a também participarem do movimento.

Um comentário:

  1. Olá, encontrei seu blog em um surto de busca pelas crenças gregas. Sou pagã "indefinida", com amor por Hécate, Hermes e Athena. Inicialmente pretendia encontrar uma tradição de bruxaria, mas quando o reconstrucionismo helênico chegou até mim, meio por acaso, comecei a me encantar por esse mundo. Apesar de ainda ter muitas dúvidas e preconceitos. rs

    Li alguns dos posts (pretendo ler bem mais) e o que mais me encantou foi o "Não é bem assim". Percebi o quanto estou impregnada de conceitos judaicos-cristãos mesmo tentando me livrar deles há anos.

    Sua visão grega dos deuses, a complexidade, o lado não tão fofinho, e também quanto ao feminino, me encantou e é bem parecida com a minha, mesmo que por vezes eu não tenha dado conta, ou conseguido formular esses pensamentos.

    Os deuses em prateleiras ("Uhm, esse é para o amor, esse para o trabalho"), sempre me incomodou, como se fossem ingredientes no supermercado para uma receita qualquer. Vejo muitos bruxos fazendo isso, mas acredito que a essência da bruxaria também vá contra isso. Pelo menos os bruxos sérios que encontrei também acham absurdo e falta de respeito.

    Bom, esse comentário tá ficando bem mais confuso do que eu pretendia. rs A ideia era parabenizar pelo blog e agradecer pelo post que citei.

    ResponderExcluir