quarta-feira, 22 de abril de 2009

Há militância no Reconstrucionismo ?

Há militância no reconstrucionismo helênico? Pergunta capiciosa... mas não sem resposta. Porém, antes de respondermos cabe bem uma análise dos grupos que compõem a cena do Politeísmo Helênico.

De forma sintetizada e não acadêmica, podemos dividir os "adeptos" do politeísmo helênico em três grandes grupos com diversas ramificações internas de acordo com as características que lhe são próprias. São esses:

* Neopagãos: São de fato, o grupo mais numeroso. É formado por pessoas que cultuam os deuses gregos, mas sem um compromisso específico e exclusivo com Eles. Nesse grupo as tendências ecléticas e a livre interpretação dos deuses são caraterísticas presentes.

* Reconstrucionistas: Talvez seja o menor grupo. Como o próprio nome diz, reflete um ideal de reconstrução da religiosidade, ética e cultos dos gregos antigos adaptando-os, sempre que necessário for, às situações do dia dia que envolvem a o mundo contemporâneo. Não são admitidas as livre-interpretações ou ecletismo nessa tendência, visto que ela é de caráter histórico-ritual, ou seja, os ritos desenvolvidos tendem a ser o mais semelhante possível ao que se tem conhecimento de como eles eram executados na antiguidade.

* Curiosos: Um civilização tão magnífica como a grega deixa admirados ao longo de toda a história, e sem dúvida, esse grupo de admiradores contituem a maior dos helenos. Não cosntituem de fato um grupo de cultuadores dos deuses gregos, mas são apenas afins... indivíduos que sentem o que poderíamos chamar de simpatia pela arte, filosofia, política, mitologia, história, enfim.. qualquer vínculo que o relacione à Grécia Antiga sem um compromisso necessariamente "formal".

O enfoque Reconstrucionista da religião grega é de certa forma um fato recente no culto moderno. É sem dúvida admissível a hipótese de que ele resultou de um desmembramento de visões daqueles que um dia foram neopagãos, mas que devido à inclinações ideológicas ou inconssitências/ desagrado, acabaram assumindo posturas de maior compromisso apenas com o Helenismo, sem misturas, distorções ou adaptações infundadas; aquilo que chamamos de paganismo reconstrucionistas emergiu com o cientista da religião Isaac Benewits, que de certa forma, cunhou o termo. Porém, foi apenas no final da mesma década que o Reconstrucionismo Pagão começou a fundar-se com as estruturas com que o conhecemos hoje. Foi Margot Adler quem começou a utilizar o termo de modo a referir-se aqueles que aderiram à religiões históricas, como a religião celta, grega, etrusta, persa, germânica.... Hoje caminha-se numa tendência de não mais usar-se o termo "reconstrucionista pagão" referindo-se exclusivamete à tendência que lhe é inata, por exemplo: os Reconstriciosnitas celtas em maioria preferem chamar-se de Druídas ( em referência ao Druidismo, sua antiga forma de religião). Simultâneo a isso, há a tendência e/ou preferência de muitos grupos em utilizar mesmo o termo reconstrucionista pagão, por verem na sua expressão a mais antiga corrente da religião que "defendem".

Além do ecletismo, há outras diferenças fundamentais que separam o neopaganismo do reconstrucionismo, tais como: não utilização do formato dito "wiccano" para realização dos ritos e festivais, onde há uma tendência ao uso de magia, o que vai contra os registros hoistóricos a cerca da religiosadade helênica pelo menos, que diferente de grande parte das civilizações vizinhas, que têm sua raíz no xamanismo, o Helenismo é fruto do animismo primitivo. A acuidade histórica é , sem dúvida, uma das características mais fundamentais do reconstrucionismo. O Reconstrucionismo Helênico propriamente dito, emergiu na década de 1990, e foi "cosntitucionalizado" em 1997, pelo YSEE ( Supremo Conselho dos Gentis Helênos).

Agora... voltemos à nossa questão: há militância no Reconstrucionismo Helênico ? De certa forma não, por quê? Se partirmos do príncipio de que a militância religiosa é algo como a "evangelização" dos cristãos, não, nós não praticamos e/ou defendemos tais práticas. Não é pretensão de nenhum reconstruciosnista, creio eu, ser algo como um quinto, sexto.. milésimo evangelhista, a propagar a "palavra dos deuses" aos sete cantos do mundo... vivenciamos a fé que defendemos, porém sem lhe fazer apologias e/ou manisfestações de modo a converter quem quer que seja à nossa fé.

A maioria das pessoas que chegam ao Helenismo são oriundas de outras expressões religiosas e chegaram de modo pessoal, ou seja, sem que ninguém as convidasse necessariamente... algo que começa como encanto, fascinação e atração, como bem diz o Sannion.

Evidentemente, estamos no mundo, e como tal, eventualmente nos dispomos a esclarecer um equívoco que se constata no dia-dia, e mesmo assim, nos momentos em que isto se faz pertinente. Isso pode ser considerado militância? Sinceramente, não sei responder. Mas acredito que não é pretensão de nenhum reconstrucionistas defender seu ponto de vista sobre a beleza que engloba o Helenismo como uma verdade única e absoluta, ao modelo cristão quando diz " Eu sou o único caminho para o Pai".

Nos centramos mais em uma conduta virtuosa e digna do respeito nosso e dos deuses, reconhecendo a importância dos demais membros da comunidade e nos empenhando em dar o melhor de que somos capazes. Como bem explica a Álex, no fórum RHB, "a moralidade helênica (assim como a nórdica) é baseada primeiro no heroísmo e na honra pessoal. Como foi dito por Diógenes Laércio 'Os Deuses devem ser tratados com reverência, nenhum mal deve ser feito, e a honra deve ser preservada'. Ou como os celtas costumam dizer: "Verdade em nosso corações, Força em nossos braços, e Realização em nossas línguas", esta última querendo dizer que as palavras de alguém devem refletir seus sentimentos e atitudes, e serem defendidas para manter a honra da pessoa".

Defendemos nossos pontos de vista, mas sem querer incutir aos outros esses mesmo de modo que eles se tornem uma única coisa. Admiramos a diversidade, o viço e a exuberância que é a vida, bem como os deuses que habitam nesses sublimes momentos de estonteante beleza e majestade.


Um comentário:

  1. Bom dia, sou o Sacerdote Darius e gostaria de saber se há uma ramificação desse movivento aqui no Rio Grande do Sul. Pode mandar a resposta para meu e-mail:dgpoagomes@gmail.com
    Agradecido Darius

    ResponderExcluir