sábado, 4 de setembro de 2010

Polieus/Polias

Santuário de Zeus Polieus, em Atenas

Não é novidade que as discussões políticas envolvendo o reconstrucionismo religioso é frequente neste espaço, e agora não vai ser diferente. Há algum tempo já venho me quesitionado sobre um fator muito particular e na religiosidade helênica que foi incorporado posteriormente por outros cultos, até mesmo o o catolicismo cristão, que é a função do Polieus (ou Polias para o feminino), o deus da pólis, da cidade.

Na antiguidade este desempenhava um papel fundamental, sendo ele o guardião da cidade, responsável pela manutenção das leis e da ordem local, bem como o símbolo representativo da pólis. Vale lembrar que diferente das demais religiões "pagãs" que tinham um centro cultual muito mais voltado para a agricultura e para o pastoril, a religão grega era fundamentalmetne urbana. O culto agrarário era sim presente e tão importante quanto, mas apresentava-se em consonância com esse culto urbano, cívil, no qual toda a comunidade se envolvia. Em Atenas o culto de Athena Polias é evidente, pois é Ela por exclência a deusa do burgo, como já dizia o Walter Otto, assim como destacam-se o culto de Ares em Esparta, Deméter e Perséphone em Eleusis, Posídon em Corinto, Hera em Argos, Zeus em Olímpia entre muitos outros casos.  

Eu fico me perguntando seriamente e sem encontrar muitas respostas como resolver esse problema do patron(o/a) da cidade, do Polieus ou Polias em um contexto tão simultâneo  diverso e similar como é o nosso caso no Brasil. Muitas vezes confesso ser inclinado a uma tentativa de sincretismo que não me agrada e conciliar a idéia da Nossa Senhora Aparecida como uma divindade helênica; outrora tentando fazer associações de meses do ano com o calendário helênico na busca de uma compatibilidade, mapas astrológicos então, foram quase uma dezena. Talvez por eu ser o único praticante do Hellenismos na minha cidade fique mais fácil descobrir, afinal, só haverá eu mesmo pra me contradizer... seria Hermes por causa do mês de Agosto, ou com com Hera, devido à semelhança com a padroeira cristã da cidade, Nossa Senhoa das Neves... mas enfim, acredito que não seja essa a resposta. Não seremos nós a escolher o noso padroeira, mas facilmente eles nos escolherim, mas quem nos escolheu ?

Fato é que fico sem solução, me questionando e procurando por respostas que não chegarão com facilidade, ou tão cedo...

3 comentários:

  1. ué, talvez possa pensar pela "qualidade" da cidade, pelo que essa cidade é conhecida?

    exemplo: uma cidade que pode ser muito conhecida pela arte, especificamente pela dança ou pintura... etc.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu penso no ABC paulista eu penso que nosso patrono natural seria Hefesto: cidades que existem em função das fábricas,do trem, do trabalho metalúrgico. Mas como ando meio apaixonada por Hefesto,rs,pode ser que eu o esteja vendo em todos os lugares.

    Agora, quando penso no Brasil, não tenho uma pista. Acaba que por exemplo, terça feira, celebrando a independência, tenho mais perguntas do que respostas sobre que deuses eu devo colocar na celebração.

    ResponderExcluir
  3. Como eu disse, acho que qualquer discussão nesse sentido levaria em conta nossa subjetividade, nossa interpretação dos fatos. De repente você considera que a coisa mais importante numa cidade é o turismo, daí vc diz que Dioniso é o patrono dela por N e N motivos, mas não necessariamente haverá um único deus respondendo por essa atividade... porque não poderia ser Hermes, afinal de contas, é Ele quem sempre está entre aqui e lá... ou Zeus, que o protetor dos estrangeiros..

    ResponderExcluir