domingo, 7 de novembro de 2010

Nota rápida - Moda e Crenças Religiosas



Diferente da idade média, a vaidade na Grécia não era condenável. Dierente disso estar bonita, independente da sua condição física era prova da sua disposição em tornar-se uma pessoa melhor. Mas moda não é o tema principal desse post, ela é apenas um ponto de partida. 

Tão numerosos quantos os oráculos são as superstições na Grécia antiga. Era muito comum entre os gregos usar símbolos de proteção, a exemplo de fitas coloridas nos tornozelos e jóias nos pulsos. Essa é uma idéia que tenho adotado nos últimos tempos e que eu gostaria de compartilhar. Primeira vez que me veio a idéia foi durante a Thargelia deste ano quando me deu na teia de usar duas fitas que havia usado durante a celebração como um símbolo d'Eles  (Ártemis e Apolo) como símbolo de proteção. Então dediquei repidamente as fitas molhando-as em água lustral e as coloquei no braço (vide foto no nício do texco). Recentemente tenho usado também uma fita vermelha pra Hermes pra afastar o olho gordo e qualquer idéia ou coisa que se volte contra mim.

Mas vamos lá, tenho procedido de modo muito simples: depois de comprar a fita, acendo a vela pra Héstia e preparao uma bacia com khernips,  em seguida faço uma rápida dedicação aos deuses a quem a fita é direcionada, em seguida molhando-as na água ou salpicando a água sobre elas, logo depois ponho onde quero e uso normalmente.

O período de tempo tem variado, se uso para algum evento específico, como uma entrevista ou prova, uso-a apenas durante aquele dia, ou se é para algum festival durante o festival, ou por semanas... meses, enfim.. depende da proposta a que vc se propõe. Também tenho costumado escrever o nome dos deuses  em grego nas fitas, ou pequenas preces como no caso de Hermes "leva-me por bons caminhos, sempre rápido e veloz filho de Zeus e Maia", mas você também pode inserir epítetos e/ou símbolos relacionados a eles. A cor da fita em geral se relaciona à cor mais usada para o deus, como púrpura pra Zeus e Dioniso, azul pra Atena, turquesa pra Afrodite, branco pra Hera e Héstia... mais sobre os símbolos e cores, bem como os epítetos  você pode ver aqui.

Caso você queira misturar fitas você pode fazê-las trançadas, como eu fiz na foto, mas é bom que se tome cuidado pra não misturar deuses que não se dão muito bem entre si. Caso você queria fazer isso e os deuses estejam nessa condição, algo que podes fazer é usá-las em braços/mãos, tornozelos/pés fdiferentes. 

Um comentário:

  1. Tenho uma pulseira bem delicada com vários nazar boncugu, os populares olho grego ou amuleto turco. Já ouvi dizer que protege contra mau-olhado, não vou negar que na verdade uso por achar bonita mas não me importo se proteger mesmo, rs.

    ResponderExcluir