quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Vinho para Noumenia



A cada Noumenia seguimos o exemplo de Odisséia homérica e festejamos celebrando o primeiro dia lua nova visível e também para marcar o término do mês limpando o Oikos. Esta é a receita que eu e meu grupo utilizamos para realizar as libações em celebração de Estia, Apolo Noumenios, Zeus Erkeios e Deméter Epidoikia. É também o melhor vinho para beber e fica melhor ainda quando bebido depois de preparado há alguns meses.

Potos Ypokras
O vinho adoçado por mel é mencionado por Homero em dois contextos, ambos para Zeus e Hera. Frequentemente ele refere-se ao vinho com mel ou ao hidromel, mas na sua ausência um vinho quente é uma ótima alternativa. Existem algumas receitas de vinho quente, mas acredito que esta seja uma das melhores; segundo diz-se, seu nome foi dado por Hipócrates e teria permanecido como a preferida pela corte francesa até a Idade Média. O vinho tem um valor medicinal além de ser tão saboroso quanto o hidromel. Ele deve ser preparado em média um mês antes de ser servido.

Ingredientes
- uma garrafa (750ml) de um vinho tinto barato e não envelhecido (um merlot, por exemplo)
- um ou dois copos de mel
- uma colher de chã de gengibre, canela, cardamomos, pimenta branca, cravo, noz-moscada e sementes de cominho;
- gaze

Modo de Preparo

Leve o vinho e o mel ao fogo para ferver e tire a espuma quando ferver. Veja se ficou muito doce e adicione mel se necessário. Tire do fogo, adicione as especiarias e deixe descansar por um dia. Quando o vinho baixar, as especiarias formarão uma espécie de resíduo no fundo. Usando uma concha tire o vinho da panela e  passe para um outro recipiente, utilizando-se também de uma peneira coberta com duas ou três camadas de gaze para evitar que as especiarias passem para o novo recipiente. Terminado o processo, engarrafe o vinho. Recordando: o ideal é que seja feito pelo menos um mês antes de ser consumido.

Editado e traduzido do texto publicado por Leslei Meditynou no grupo Hellenic Polytheist Comunity no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário