Tradução
de Thiago Oliveira (Petraios)
Um dos fatos tristes que a
maioria de nós como helênicos modernos temos a resolver é o caráter solitário
do nosso culto. Temos sorte se há um outro helenista em nosso estado, e mesmo
que esse seja o caso, isso não é nenhuma garantia de que seremos capazes de
participar de um culto comunitário. Além disso, eles podem estar muito longe
para poder se encontrarem regularmente, ou mesmo se moram perto um do outro,
isso também não significa que eles vão adorar os mesmos deuses, ou fazê-lo da
mesma maneira já que o Hellenismos abrange uma amplo espectro de práticas
pessoais. Ler os relatos de culto como eram feitos antigamente, com rituais
luxuosos e procissões incluindo centenas de pessoas pode parecer desanimador, mas,
de toda maneira, não ter com quem celebrar não deve ser a razão para você
deixar de realizar qualquer coisa. Afinal, a verdadeira adoração é realizada no
coração - e para isso você só precisa de si mesmo e dos deuses.
A Anthesteria é um dos meus
festivais dionisíacos preferidos, e eu gostaria de encorajar mais pessoas a
comemorá-lo. Para tal, compilei informações sobre como o festival pode ser
realizado, seja individualmente, seja em pequenos grupos. A maioria das
sugestões que se seguem consistem em atividades devocionais pequenas que podem
ser realizadas durante os três dias do festival. Se você está procurando um
simples preenchimento de espaços em branco,um modelo de ritual para ser
realizado em 20 minutos numa única noite, temo que esteja no lugar errado. Não
acredito que esse tipo de coisa faça bem a um festival em circunstâncias
normais e que, no caso especial da Anthesteria, que isso sustente a natureza
dupla do festival. Cada um dos dias de Anthesteria é único e possui uma
poderosa linguagem poética própria. Amontoá-los borra seu significado e tira do
festival o seu poder característico.
Então, vamos começar com algumas
informações contextuais.
A Anthesteria era um dos mais
importantes dos festivais áticos dedicados a Dioniso e emprestou seu nome ao mês
de anthesterion. É um dos festivais áticos mais antigos, e era comum a todos os
jônicos como nos informa Tucídides (2,15). A Anthesteria tem seu nome derivado da
palavra grega “anthes”, que significa "desabrochamento" ou
"florescimento" e, portanto, é um festival de novos começos, de
renascimento e da vegetação. Era um momento em que o impulso de vida mexia em toda a natureza, quando os botões
maduros começavam a se desdobrar no ramo e os brotos emergiam da terra estéril
após os meses longos e frios de inverno. Mas não há vida sem morte. A terra de
onde surgem as plantas é alimentada pelos corpos colocados nela; as almas dos
mortos habitam sob a terra, sedentas e amarguradas pela sua perda. As passagens pela qual a vida
flui para o nosso mundo, uma vez abertas, poderiam permitir também que outras que
coisas para escapassem - e era o que acontecia.
Esse é um festival marcado por
estranhezas, uma das muitas camadas conflitantes que fluem entre os mundos. É
um momento de alegria, quando celebramos a vida triunfante e abrimos os barris
com vinho novo, e deixamos que as crianças provem pela primeira vez da safra;,
mas também é um momento de tristeza e de poluição, quando os mortos trilham pelos
caminhos cheios de sol do mundo de cima e coisas estranhas e incomuns
acontecem. Unindo estes dois polos, vida e morte, que são apenas dois lados da
mesma moeda, há também um fluxo de sensualidade, o sexo como uma força primal,
libertadora de uma só vez da afirmação final de existência animal e o mais
próximo que podemos chegar à obliteração enquanto ainda respiramos. Neste
festival único reside a essência dos mistérios de Dioniso.
Segundo Apolodoro de Atenas, o
festival de Anthesteria consistia de três partes: Pithoigia "abertura dos
jarros de vinho", Khoes "Cântaros", e Khutroi ou
"panelas". (Scholia para Acharnians Aristófanes 961)
De Phanodemus (citado por Ateneus
na obra Deipnosophistae '11.465a), aprendemos que,
No templo de Dioniso Lenaios ("do Pântano "), os atenienses levavam o vinho novo dos potes e o misturavam em honra do deus e em seguida bebiam. Devido a esse costume, Dioniso é chamada Lenaios, porque o vinho foi misturado com água e, em seguida, pela primeira vez foi bebido diluído".
Para celebrar este dia do
festival, você deve criar uma imagem de Dioniso. Essa imagem geralmente o
apresenta mascarado e coberto com hera ou folhas de parreira, como podemos ver
a partir de representações do festival em vasos de beber. Se você não tem uma
imagem, pode imprimir de alguma página da internet e emoldurá-la, ou então usar
sua criatividade e fazer uma você mesmo. A vegetação pode ser colhida
naturalmente ou você pode usar o material plástico encontrado em lojas de
artesanato (NT.: no caso de nós brasileiros, por exemplo, onde nem sempre é
possível encontrar folhas de parreira, dependendo da região). Particularmente,
sinto que o natural seria melhor, mas você pode não ter acesso a ela onde vive,
e o material plástico também funciona. Decore o altar com todos os tipos de
vegetação e frutas (especialmente uvas, romãs, figos, e qualquer produto da
estação da região onde você mora), uma vez que estamos honrando Dioniso como a
personificação da força da vida. Você também pode comprar flores para colocar
sobre o altar, ou trançar uma coroa de flores silvestres para guirlanda com sua
imagem.
Representação da abertura dos jarros e mistura do vinho no primeiro dia da Anthesteria
Em seguida deixe uma tigela em
frente da imagem – é nela onde você verterá as libações - e os itens rituais
que você utilizará, como velas ou queimadores de incenso, etc. Você também pode
ter uma outra tigela de água fresca para misturar com o vinho , já que este era
parte do ritual na antiguidade. Nem todo mundo gosta de seu vinho misturado, em
todo caso parece que o próprio Dioniso não se importa com o jeito como você o
prefere. Você vai precisar adquirir lotes de vinho. O ideal seria um vinho da
sua região, mas isso não é necessário. Esse vinho também deve ser de uma safra
relativamente recente, já que estamos comemorando a degustação do vinho novo.
Eu prefiro vinhos tintos para todas as minhas festas dionisíacas, mas se você
gosta de brancos também é válido. Você também pode optar por usar os vinhos
mais doces, como o Mavrodaphne grego, ou até mesmo um porto ou vinho de sobremesa.
Você poderá optar por seguir a estrutura
padrão do ritual helênico, ou você pode simplesmente fazer um rito informal, de
criação própria. No entanto, importante é que você deve convidar o deus para
estar presente, uma vez que o objetivo desta parte do festival é abrir o vinho
na frente d’Ele, e nunca é demais recitar poesia ou hinos apropriados para a
ocasião.
Feito isso, abra o vinho e
despeje uma quantidade grande na tigela. Então, se você beber o vinho com água
pode misturá-los. Em seguida podes fazer uma prece a Dioniso Soter (Salvador),
já que foi Ele quem institui o costume da mistura para livrar os homens da
loucura. Em seguida você pode tomar um gole do vinho. Então, agradeça ao deus
pela sua dádiva à humanidade, pelo vinho como uma afirmação de bondade e
generosas recompensas. Passe o resto da noite na companhia d’Ele, bebendo e comemorando.
Toque as músicas que você achar mais adequado ao deus. Este também seria um bom
momento para dançar ou cantar para Ele, especialmente se isso é algo que você normalmente
não se sente confortável fazendo. Você também pode contar piadas e outros jogos
descontraídos. Seja lá o que você fizer esta noite, esteja ciente de fazê-lo na
presença de Dioniso. Medite sobre a imagem d’Ele, sobre quem Ele é, o que Ele
fez por você no último ano. Pense sobre o que significa vinho, sobre a vida e a
abundância da natureza. Realmente tentar sentir o deus em torno de você e
responder a ele na alegria e amizade. Feche o ritual da maneira que você achar
mais apropriada, ou apenas diga boa-noite e aproveite a bebedeira.
O segundo dia de Anthesteria é o
Khoes ou "Cântaros". A parte principal desta parte do festival era
celebrada no santuário de Dioniso nos pântanos também, embora derramado sobre a
cidade e houve numerosas revela privadas naquela noite.
Certos rituais especiais eram
realizadas em segredo por um colégio de sacerdotisas, o “Geriai”, e, embora
tenhamos alguma ideia do que acontecia ali, até mesmo do juramento que era
prestado, boa parte das informações sobre esta parte do ritual ainda permanecem
obscuras. Aparentemente, ele
envolvia um hierogamos entre a Basilenna
(rainha) ou esposa dos Arkhon Basileus
(Sacerdote Rei) que era vista como representando a terra da Ática e era casada
com Dioniso no Boukoleion, o estábulo. Tem havido alguma especulação sobre como
este rito foi realizado. Alguns especulam que a parte de Dioniso era realizada
pelo Arkhon Basileus ou um sacerdote de Dioniso, que poderia apenas
representa-lo, ou poderia realmente ter sido possuído pelo deus de uma forma
similar às lwas, as "mulas" das religiões afrocaribenhas. Outros
especulam que um ídolo fálico do deus era usado, ou que o deus possuía a
Basilenna e eles se envolviam em algum tipo de sexo espiritual. Outros ainda
postulam que o acasalamento era apenas simbólico ou metafórico, mas isso é
duvidoso considerando a os termos usados por Aristóteles em sua discussão sobre
o ritual em “Constituição dos Atenienses” 3,5; pare ele há um contexto muito
carnal no ritual.
Enquanto a basilenna estava sendo
casada com Dioniso, uma grande celebração irreverente acontecia em toda a
cidade. Aristófanes nos diz no Acharnianas, uma peça cujo tema é a celebração
rural do dia de Khoes, que as canções fálicas grosseiras eram entoadas na
ocasião, bolos em forma de pênis eram comidos e também que prostitutas estavam
presentes. Há cântaros feitos para a celebração que mostram matronas escapando
na companhia de Sátiros e pessoas celebrando orgias a luz de tochas (no aspecto
lúgubre da palavra).
Apesar de toda essa indecência
que acontecia, uma observância pouco mais contida também acontecia.
Phanodemus (Ateneu 10.437 frag. c-d)
informa-nos desta parte do Khoes e as origens alegadas ao festival.
"Demofonte o Rei instituiu a festa dos cântaros em Atenas. Quando Orestes chegou em Atenas, após assassinar sua mãe, Demofonte queria recebê-lo, mas não estava disposto a deixá-lo se aproximar dos ritos sagrados nem compartilhar as libações, já que ele ainda não havia sido levado a julgamento. Então ele ordenou que as coisas sagradas fossem trancadas e um jarro de vinho separado para ser colocado ao lado de cada pessoa, dizendo que um bolo seria dado como prêmio para aquele que esvaziasse o pote primeiro. Também ordenou que, quando eles parassem de beber, que não colocassem as guirlanda com que seriam coroados junto aos objetos sagrados, já que tinham estado sob o mesmo teto que Orestes. Ao contrário, cada um enrolaria um barbante no seu próprio cântaro e apanhariam a guirlanda com a sacerdotisa no precinto no Limnaion, e então performariam o resto do sacrifício no santuário. O festival tem sido chamado desde então de Khoes”.
Assim, para esta parte do
festival, você deve cobrir quaisquer santuários ou altares que você tiver para
outros deuses, para que eles não sejam corrompidos pelo miasma do dia. Simples
peças de pano branco ou pretos, ou até mesmo xales são suficientes. Se
possível, realize o ritual fora do
espaço habitual em que outros festivais
e rituais são realizados. Se possível, faça uma guirlanda de flores, cipós ou
algo igualmente apropriado. Este é um caso em que os plásticos das lojas de
artesanato realmente viriam a calhar. Você pode optar por usar a guirlanda
durante o ritual ou amarrá-la em torno do jarro ou garrafa de vinho. Uma boa
maneira de acentuar a solenidade e anormalidade do dia é falar o menos
possível. Obviamente, se você trabalha em um lugar onde você tem que interagir
com os clientes isso pode não ser possível, mas do contrário, tente conter-se e
permanecer em silêncio, tanto quanto você puder. Mais tarde, quando você
executar o ritual, faça-o em silêncio total. Vá ao altar, acenda o incenso,
verta as libações, cumprimente o deus - tudo sem dizer uma única palavra.
Acredite em mim, esta é uma experiência estranha e que irá desencadear em sua
mente a consciência de que algo estranho está acontecendo. (N. T.: Esse é um dia onde as crianças são apresentadas à comunidade e recebem o seu primeiro khous - uma coisa a ser feita é oferecer suco de uva ou mesmo vinho para as crianças da sua família ou oferecer presentes a elas).
Jarra ática mostrando crianças imitando os adultos nos rituais do dia de Khoés.
Durante todo o dia pense em
coisas tristes e deprimentes, especialmente aqueles relacionadas com a morte e o
assassinato. Então, durante o ritual, separe vários copos de vinho (uma para
si, uma para Orestes, e outra para o povo de Atenas). Beba seu vinho em
silêncio. Você pode optar por fazer um jogo e desafiar-se para terminar o vidro
em um único gole ou para beber uma quantidade X de vinho durante a noite.
Quando essa parte do ritual
terminar, sente-se por um tempo em frente da imagem de Dioniso. Imagine em sua
mente o deus aproximando de sua cidade, vindo como um estranho no meio da
noite. Tudo é envolto em trevas e escuridão - mas aqui está Ele, belo, radiante
e cheia de vida vibrante, o rei da videira, o touro poderoso, aquele que
intoxica o mundo. Visualize-lo de entrar no estábulo e lançando-se sobre a
Basilenna e suas damas de companhia. Seus olhos com medo e ainda cheia de
desejo por Ele. Senta sua alegria quando Ele a conduz, como sua presença
desperta o calor no teu corpo e na terra. E solte um grito exultante, saudando Dioniso,
o deus que vem!
Neste momento, você pode começar
a falar de novo. Você pode recitar poesia ou cantar para ele. Também pode
dançar e realizar um culto mais alegre e em êxtase para o deus. Se você tem um
parceiro, agora seria um momento maravilhoso para fazer amor, sentindo a
presença do efeito de deus envolvendo vocês. Mesmo se você está sozinho você
pode optar por experimentar a felicidade da liberação sexual. Mas, claro, isso
é algo que você TEM QUE FAZER. Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis
misturando o sexo e deuses, e isso é perfeitamente normal – e compreensível.
(Não é uma atitude que eu particularmente entenda, mas Dioniso teria cada adora
Dioniso à sua própria maneira, e como diz Tirésias em As Bacantes, de
Eurípides, uma donzela casta passará mal nenhum nos ritos de Dioniso.)
Depois que tudo estiver
terminado, você pode optar por fazer sua guirlanda e deixá-lo em algum lugar lá
fora. O melhor lugar para deixá-lo, é claro, seria em um pântanos ou na margem
de um rio ou lago. Mas se tais lugares não estão disponíveis para você,
encontrar um lugar desolado ou estranho a sair. Você pode optar por não
descartá-lo se a sua não-biodegradável, mas você deve mantê-lo em algum lugar
onde ele não vai entrar em contacto com os seus outros artigos religiosos.
O último dia do Anthesteria é Khutroi,
as “Panelas". Enquanto Pithoigia é um dia de exuberância total, e Khoes
uma mistura de alegria e melancolia, Khutroi é dado inteiramente à solenidade e
estranhamento, pois é neste dia que os mortos caminham sobre a terra.
Durante Khutroi não vemos o rosto
de Dioniso como o deus da luz e da vida; aqui Ele é totalmente o deus do
submundo escuro, o senhor das almas, o filho de Perséfone e o companheiro do
Hermes ctonio. Nós mal o vemos durante todo neste dia. Na verdade, toda a
atividade ritual de Khutroi é consagrado a seu irmão.
Theopompos, no escólio às
Acharnianas1076, de Aristófanes, descreve Khutroi da seguinte forma:
"Aqueles que sobreviveram ao grande dilúvio de Deucalião, cozinharam potes com todo tipo de semente, e a partir disso, o festival recebe seu nome. É o costume sacrificar a Hermes Khthonios. Ninguém prova o pote. Os sobreviventes fizeram isso propiciando-o a Hermes em nome daqueles que morreram".
De acordo com Photius era neste
dia que as Keres, ou espíritos dos mortos, caminhavam sobre a terra; elas tinham
que ser expulsos com a exclamação ritual, "Para as portas, vós Keres, não
é mais Anthesteria!" Photius também nos informa que em Athenas, as pessoas
mascavam espinheiro (N.T.: Rhamnus sp)
e marcavam suas portas com piche para afastar os mortos.
Reprodução de um píthos ático mostrando Hermes a conduzir as Keres para longe.¹
O santuário ou altares permanecem
fechados, já que os templos em Atenas permaneciam fechados neste dia. Passe o
dia pensando sobre seus entes falecidos e diga-lhes qualquer coisa que você
deseje dizer ou que você gostaria de ter dito enquanto eles estavam vivos. Prepare
uma refeição para eles. A refeição mais adequada seria, evidentemente, a panspermia, que é uma mistura de feijão,
grãos e sementes. Para algumas pessoas isso é feito acrescentando-se o óleo, o
mel e o leite, uma vez que estas eram as libações tradicionalmente feitas aos
mortos; esses ingredientes também enchem a cozinha com um aroma forte e
inquietante. Se você não tem acesso a isso, você poderia oferecer-lhes um prato
de ovos, cebolas, alho, sementes de romã, e peixe ou carne de porco, uma vez
que estes foram os alimentos que muitas vezes eram ofertados aos mortos ou àqueles
considerados impuros. Você também pode montar um menu próprio para os seus
mortos (N.T.: talvez com comidas que os seus entes queridos que já se foram
gostassem de comer). Mas seja lá o que você escolher para cozinhar e oferecer ao
morto, isso não pode ter gosto de nada, uma vez que este é o alimento dos
mortos, e se você comer em breve poderá juntar-se a eles. Deixe sua oferta do
lado de fora da casa e faça uma prece a Hermes enquanto estiver ofertando. Mais
tarde, expulse os espíritos das keres, purifique sua casa e todos os lugares. Só
depois de terminado isso você poderá descobrir os altares ou santuários.
Há outra prática que é ligada à
Anthesteria, embora a data em que foi realizada seja contestada. De acordo com
a história, quando Dioniso veio para a Ática para compartilhar do vinho com as
pessoas, de lá ele foi mostrado hospitalidade por um bondoso agricultor chamado
Icário. Em troca, Dioniso lhe deu a videira, e lhe ensinou a fazer o vinho. As
primeiras pessoas que compartilharam a dádiva do deus com Icário ficaram
bêbadas e suas famílias pensaram que eles tivessem sido envenenados. Então,
mataram Icário e jogaram o corpo do agricultor em um poço. Quando Erígone, a
filha de Icário, chegou e viu o corpo do pai, foi abatida por uma dor e
enforcou-se. Como punição por seu crime (e porque Dioniso havia se encantado de
Erígone), Dioniso amaldiçoou a terra da Ática com esterilidade e infligiu uma
praga de loucura às suas filhas para que se enforcassem. As pessoas procuraram
ajuda do Oráculo de Delfos, e Apolo informou que era necessário que eles
necessário que prestassem respeito para Erígone e seu pai. Então, os habitantes
da Ática deram a Erígone e seu pai o enterro apropriado e instituiram o
festival de Aiora em sua honra. Em troca, Dioniso fez com que o suicídio das
meninas parasse e devolveu a fertilidade da terra. Durante a Aiora, as meninas
jovens penduravam fitas, copos pequenos, e bonecas nos galhos de árvores e
deixavam-se ser empurradas em um balanço. (N.T.: Alguns textos e a iconografia mostram que o balançar poderia ser feito sobre um jarro de vinho aberto). Alguns sustentam que esta ocorreu em
Khoes, outros em Khutroi, mas a maneira que eu vejo, isso encaixa-se em
qualquer um dos dias, e o tema desse mito e ritual se encaixam muito bem no
contexto da Anthesteria.
Sátiro balançando Erígone - vaso ático século V AEC.
Seja qual noite for, você pode
escolher para fazer isso, você pode ir a um parque [ou mesmo na sua casa, caso
tenha árvores] e pendurar coisas nas árvores. (A novidade do ambiente e do
perigo de ser pego só vai aumentar a experiência para você.) Além das fitas,
copos e bonecas, você pode sempre usar sinos ou tiras de papel com o nome
Erígone escrito neles, ou qualquer coisa nessa linha. Em seguida, vá para o
playground e balance para Erígone, pensando durante este tempo todo sobre a sua
história e os mistérios escondidos nela.
Com isso, eu trago a minha forma
particular de celebrar a Anthesteria. Espero que tenha ajudado, lhe dado alguma
ideia das coisas que você pode fazer, e gostaria de incentivá-lo a ir além, com
próprias ideias inspiradas nos temas do festival.
****
Nota:
Apesar das ações relacionadas na imagem se referirem mais ao terceiro dia da Anthesteria, segundo Kérenyi, esse pithoi em especial diz respeito ao primeiro dia, da abertura dos jarros).
Para ler o texto em inglês CLIQUE AQUI.
Apesar das ações relacionadas na imagem se referirem mais ao terceiro dia da Anthesteria, segundo Kérenyi, esse pithoi em especial diz respeito ao primeiro dia, da abertura dos jarros).
Para ler o texto em inglês CLIQUE AQUI.
Para se aprofundar mais no assunto recomendamos que os interessados leiam o livro Dioniso: imagem arquetípica da vida indestrutível (Carl Kérenyi, publicado no Brasil pela editora Odysseus [2002] com tradução de Ordep Trindade Serra).
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